Enem – Abriu-se uma polêmica.

Em 2020, deve ou não ter o exame nacional do Enem?

Sem querer dar opinião sobre a polêmica, pontua-se:

O Enem, as universidades e outros estágios de ensino devem ser colocados no centro de uma discussão óbvia – a busca da base que comprove sua utilidade e perspectivas de futuro.

Hoje, o presente não presenteia ninguém.

O que deve ser levado em conta é um passado de 35 anos que politicamente, e perversamente, o Brasil foi destruído de todas as formas no âmbito social, econômico e ambiental.

O Brasil é um país sustentável?

Neste momento de paralização pandêmica todos os estudantes deveriam estar obcecados em responder esta pergunta ou, pelo menos, verificar se há alguma motivação que os faça duvidar da sustentabilidade do país. Se tiver duvidas, para que dar continuidade a um aprendizado que não tem razão de ser se não tiver perspectiva de futuro.

Vamos fazer uma analise básica.

O futuro possível precisa de base no presente.

Porém, a condição atual remete a um futuro incerto, pois as previsões, tendo como base a realidade dos fatos passados e presentes, determinam que o futuro não é promissor e nem há um caminho para uma vida saudável e prazerosa.

A BASE do futuro sempre é o AGORA, o tempo presente.

A sociedade, e em especial os jovens, precisam aproveitar este momento de parada, a interrupção que a pandemia impôs a todos, para refletir sobre a base primitiva da vida e sobre o contexto de necessidades e soluções daqui para frente.

A ILUSÃO não tem lógica.

Nas ultimas sete décadas teve enormes transformações e conflitos intermináveis, acontecidos entre o jeito prático e humano de fazer as coisas e a tecnologia que multiplicou a rapidez do que devia ser feito.

Infelizmente, não houve tempo, e nem interesse, de estudar a aplicação racional e harmônica dos conhecimentos e desenvolvimentos tecnológicos. Houve um deslumbramento pela tecnologia veloz que atropelou tudo e feriu o bom senso.

Porque não aproveitar o momento para domar a ansiedade tecnológica?

O ano de 2020 já é um ano perdido. A lacuna imposta pela pandemia já não permite que a grade curricular seja cumprida.

Então, porque não aproveitar este momento para transformar o ímpeto de continuar desenvolvendo mais tecnologia para conhecer como melhor aplicar a que já tem para construir a sustentabilidade real?

Fica o questionamento.

Você quer esperar a pandemia passar ou usar esse tempo para estudar maneiras de construir um presente que será a base para um futuro sustentável?

Fica a dica:

A pandemia veio para interromper o insustentável.

Pense nisso e venha estudar conosco.